O mundo da sétima arte é repleto de histórias, personagens e cenas icónicas que marcaram a cultura popular. No entanto, existem também curiosidades pouco conhecidas sobre o processo de produção cinematográfica e as vidas das estrelas de Hollywood que podem surpreender até os fãs mais ávidos.
1. **O primeiro filme sonoro não teve diálogos.** “The Jazz Singer” (1927), considerado o primeiro filme sonoro, apresenta apenas cerca de 300 palavras faladas, todas proferidas por Al Jolson. A maior parte do filme é composta por músicas e efeitos sonoros.
2. **O nome “Oscar” foi dado por engano.** A secretária executiva da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Margaret Herrick, afirmou que a estatueta dourada se assemelhava a seu tio, Oscar, e o apelido pegou.
3. **Audrey Hepburn tem um recorde inigualável.** A atriz é a única pessoa a vencer um Óscar, um Emmy, um Grammy e um Tony Award (o “EGOT”) por atuações em quatro mídias de entretenimento diferentes.
4. **A cena da chuva em “Casablanca” não usou chuva.** A produção utilizou uma combinação de névoa artificial, iluminação especial e água borrifada pelos bombeiros para criar o efeito realista de chuva torrencial.
5. **O sabre de luz de Darth Vader foi inspirado em um utensílio doméstico comum.** O designer de produção Roger Christian se inspirou no flash de uma câmera fotográfica para criar a icónica arma.
6. **O filme “A Noviça Rebelde” detém um recorde incomum.** É o único filme a ter vencido cinco Óscares e ao mesmo tempo ter sido indicado ao prémio de “Pior Filme”.
7. **O clássico “Tubarão” foi filmado em uma piscina.** Devido a problemas técnicos, a maioria das cenas aquáticas foram filmadas em uma piscina na Califórnia, e não no oceano aberto.
8. **A voz de Darth Vader foi criada por uma combinação.** A voz ameaçadora do vilão de “Star Wars” é uma mistura da voz do ator James Earl Jones com a respiração de um mergulhador.
9. **Os Minions foram inspirados em uma criatura real.** Os adoráveis asseclas de Gru foram inspirados no comportamento dos pinguins, particularmente sua tendência a se amontoar e seguir um líder.
10. **O filme mais longo já feito dura mais de 85 horas.** “Logistics” (2012) é uma obra experimental de Phill Tippett que retrata uma única tomada ininterrupta de um armazém por mais de três dias e meio.
Estas curiosidades oferecem um vislumbre dos bastidores do mundo do cinema, revelando a criatividade, os desafios e as histórias peculiares que moldaram a indústria cinematográfica.
O que você achou?
Queremos saber sua opinião. Deixe um comentário.